domingo, 23 de agosto de 2015

O peixe de Matosinhos.


Noutro dia vinha sossegado no metro, encostado a uma das janelas laterais como sempre faço, quando reparei num anúncio com o slogan "Matosinhos World's Best Fish". Confesso que à primeira vista esta insinuação me pareceu um pouco "forte", no entanto como diz o velho ditado "presunção e água benta cada um toma a que quer" pelo que decidi investigar um pouco sobre o tal peixe de Matosinhos e os restaurantes onde o servem. 
Pasme-se que descobri que Matosinhos é o maior cluster europeu de restaurantes por metro quadrado com mais de 600 restaurantes! Restaurantes estes que se concentram principalmente nas ruas "Avenida Serpa Pinto" e "Rua Heróis de França". Ora está visto que num universo de 600 restaurantes a oferta é muita e vai desde a humilde e tradicional sardinha na brasa, servida em restaurantes familiares, aos nobres mariscos como a lagosta e o carabineiro, geralmente confeccionados em modernos e requintados espaços. 
Após esta breve pesquisa decidi que o melhor seria comprovar a afamada qualidade deste peixe "in loco" pelo que nessa mesma noite me dirigi, pela primeira vez na minha vida, ás duas ruas "matosinhenses" anteriormente referidas.


A uns 3km de distância a fila de carros que se dirigia para Matosinhos era já grande, assim recomendo a quem queria visitar estes restaurantes, a utilização do metro uma vez que o trânsito é um aborrecimento e os lugares de estacionamento são escassos para a romaria de gente que se encontra todos os dias no local. 
Depois de uns bons 15 minutos  ás voltas à procura de estacionamento consegui finalmente sair de carro e, mal abro a porta, sinto o cheiro de milhentos fogareiros acesos e de peixe fresco na brasa, uma verdadeira delicia sensorial! Caminhei ao longo das duas ruas principais à procura de um restaurante, daqueles de estilo tradicional visto que a minha carteira não paga os mais requintados. Não sei se percorri 600 restaurantes, mas certamente passei por muitos e todos estavam completamente cheios e com filas o que apenas comprava a qualidade e a fama da comida que se serve em Matosinhos. Após a escolha do sítio esperei cerca de 20 minutos por uma mesa, pelo que se é uma pessoa de pouca paciência este talvez não seja o lugar indicado para si. Uma vez no restaurante  deparei-me com uma enorme escolha de peixe fresco. Foram-me recomendadas as sardinhas, que de facto tinham um aspecto incrível, no entanto, não sendo eu um fã de peixe com muitas espinhas decidi-me pelos chocos. Os chocos não defraudaram as expectativas, estavam óptimos! Outros pratos que me pareceram bastante interessantes (pelo menos a nível de aspecto) foram as espetadas de gambas e lulas e o peixe espada. No final da festa paguei uns completamente justos 14€ com bebidas, couvert e acompanhamentos.

Resumindo toda esta experiência tentei responder à questão terá Matosinhos o "melhor peixe do mundo"? E a resposta a que chego é, provavelmente sim. Não apenas pela qualidade do peixe em si, mas também por toda a envolvência de gente feliz à espera de mesa, da quantidade de restaurantes de qualidade e do aroma constante a peixe na brasa que invade toda esta mítica zona!



Jorge T.

Sem comentários:

Enviar um comentário