quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sair à noite no Porto

Depois de vos falar de sítios com refeições super low-cost e de alguns dos meus locais favoritos no Porto, venho hoje falar-vos da noite desta cidade à beira rio. De salientar que tudo o que escrevo neste blog deriva das minhas experiências e gostos pessoais, pelo que, todos são livres de concordar ou discordar.

Na minha opinião, a noite do Porto é provavelmente a melhor do norte do país. Existem milhentos locais para ir, locais esses para todos os gostos e feitios, desde bares tranquilos com boa música ambiente, a sítios para autênticas festas do famoso "drum'n'bass" passando por bares de reggae, jazz ou até metal, existe de tudo nesta cidade. 
Posto isto, todos os portugueses sabem que sair à noite não é apenas ir até ao café ás 23h beber um fino e voltar para casa à meia-noite. Qualquer português que se preze tem toda uma "preparação" para a saída que frequentemente envolve juntar-se com os amigos por volta das 19h para uns finos, ir jantar a qualquer sítio e posteriormente dirigir-se mais alegre para os sítios da "movida". Como referi anteriormente, já deixei algumas dicas sobre onde jantar, por isso avancemos para a noite "pós-jantar". 


Após o jantar recomendo uma ida até à "Praça dos Leões". É nesta praça que se encontra o mítico "Café Piolho" uma boa opção para quem quer ir beber mais um fino ou comprar tabaco visto que tem uma mini tabacaria aberta no local até bem tarde. Se está numa onda de algo mais forte não pode deixar de passar no café "Mais Velho" conhecido pelos seus shots em copos enormes, ou pela "Adega Leonor"que tem diversas opções de bebidas a preços baixos. Se lhe apetece algo tradicionalmente portuense recomendo os "chiripitis". Esta tradicional bebida é servida em vários cafés e é na verdade uma mistura caseira de bagaço com mel, que advirto, pode não agradar a todos os palatos. Eu pessoalmente gosto bastante.  Em boa verdade prefiro-a a todas essas bebidas destiladas e importadas de outros países. 
Depois de uma volta pela Praça dos Leões sugiro uma ida até ás "Galerias". As Galerias são neste momento e desde há algum tempo o sítio "da moda" na noite do Porto. Existem aqui diversos "bares-discoteca" onde é possível dar um bom passo de dança. Os horários de fecho variam entre as 4 e as 6 da manhã e penso que o Mau Maria, Galerias de Paris ou o Rendez-Vous (este com entrada gratuita) são boas opções. Se preferir algo para o mesmo efeito (música e dança) não tão "apinhado" recomendo o Lomo perto da praça Carlos Alberto.
Toda a gente sabe que, perto das 5 da manhã, depois de uns movimentos de dança, se volta a ter fome. Se for esse o seu caso, pode sempre dirigir-se ao restaurante Estrela D'ouro, que se encontra aberto até perto das 6.30 e ninguém o vai olhar de lado por pedir um Francesinha a tal hora da madrugada. Depois de ter o estômago aconchegado e se ainda estiver cheio de energia pode sempre procurar um bar "after-hours"onde pode continuar a festa até bem de manhã. Senão for o caso volte para casa e aproveite o merecido descanso!




Jorge T.

Sem comentários:

Enviar um comentário