sábado, 20 de junho de 2015

Festas de S. João.

Chegamos, uma vez mais, aquela altura do ano em que o Porto brilha em todo o seu esplendor. 
Para quem não conhece a cidade e tem um gosto especial por animação e festas populares esta é altura certa para aquela visita que nunca mais irá esquecer. Quem já conhece sabe ao que vem, e já traz o calçado confortável, uns trocos no bolso para a sardinha e o fino fresquinho e um martelo debaixo do braço. 
É verdade que a noite de S. João acontece de 23 para 24 de Junho, mas a cidade está em plena festa desde dia 19 com vários palcos montados um pouco por todo o lado com concertos de música popular, barraquinhas da Super Bock e de venda de manjericos e uns quantos "carroceis" daqueles que questionamos a segurança pelo menos dez vezes antes de entrar. Assim, o verdadeiro "tripeiro folião", já começou as suas festividades, qual Carnaval do Rio (quiçá a única festa à qual podemos equiparar o nosso S. João) e já encheu o seu copo que promete só voltar a estar vazio dia 24 de manhã depois da grande noite. Falando portanto da noite em si, preparem-se aqueles que por desventura nunca tiveram a oportunidade de a vivenciar para um mar de gente a inundar todas as ruas desta cidade, da Ribeira até à Foz, fogareiros improvisados em todas as bermas e passeios, cheiro a sardinha e a febra no carvão, marteladas de desconhecidos que por uma noite são amigos, alhos-porros no nariz, fogo de artifício, balões, música pimba do mais alto gabarito e vinho verde, tinto, do porto, cerveja e qualquer outro líquido que faça as delicias do folião!
Se o parágrafo anterior não o convenceu a passar o S. João no Porto é porque nenhum texto (pelo menos por mim escrito) consegue capturar a essência da (arrisco-me a dizer) melhor festa popular do país! Por isso, não arranje desculpas e venha daí! Divirta-se, sem juízo nenhum,  porque uma noite, não são noites e leve para casa as melhores recordações da nossa cidade!


Jorge T.







Sem comentários:

Enviar um comentário