domingo, 30 de março de 2014

Júlio Resende - Ribeira Negra







Considerado o melhor painel cerâmico contemporâneo, com 41 metros de comprimento e cinco de altura, a "Ribeira Negra" pode ser admirada no início do tabuleiro inferior da Ponte D. Luís, no Porto. É "a última grande obra alegórica feita em Portugal", a "celebração de uma epopeia que o povo encarna e que Resende homenageia através desta representação".

A "Ribeira Negra" tem muitos pormenores da vida do pintor, as suas memórias da zona da Ribeira, das mulheres que carregavam carvão para a margem, "mulheres imensas, estátuas negras, almas luminosas, cachorros e gatos... Todos intérpretes de uma coerência solidária. A Ribeira que jamais saiu de mim", escreveu.

Foi o próprio Júlio Resende que decidiu colocar o painel no muro que antecede o túnel da ponte D. Luís, em vez de o instalar no espaço da Ribeira, já que, no seu entender, afetaria a sua imagem, visto na margem de Gaia. A colocação do painel junto à ponte, num local de passagem, haveria de impor, segundo dizia, "uma leitura em movimento numa sucessão de manchas geometrizadas."

1 comentário:

  1. A fotografia está errada, não é o painel da Ribeira!
    O painel que está na fotografia é o painel de azulejos no Largo do Souto, em Gondomar, que também é uma obra de Júlio Resende.

    ResponderEliminar